Exames

Instrução de Exames

O que você precisa saber sobre os Exames Laboratoriais?

Exames laboratoriais são uma série de procedimentos solicitados pelo médico, a fim de complementar um diagnóstico, prevenir ou atestar uma doença.

IMG_9028Sua principal finalidade é auxiliar o raciocínio médico após a avaliação clínica realizada pelo profissional competente. O exame não substitui a opinião do clínico ou especialista. Portanto, deve-se sempre considerar a interpretação do médico junto ao histórico clínico do paciente.

Muitas pessoas confundem o que é um exame de sangue. Existem vários tipos de exames e em uma só amostra não é possível realizar todos os procedimentos ambulatoriais existentes, porque cada análise tem sua particularidade e exige um processo diferente. Por isso é necessário que haja um pedido especificando qual exame o médico quer.

O médico só solicita o que acredita ser importante naquele momento, de acordo com as queixas relatadas pelo paciente.

Diferença entre o check-up e os exames de rastreamento (screening)

O Check-up, como muitos de nós já conhece, é uma avaliação de rotina associada a exames laboratoriais específicos, divididos de acordo com o sexo, faixa etária e histórico familiar. Os exames do check-up dão informações sobre o funcionamento de alguns órgãos e sistemas, como tireoide, rins ou fígado, assim como as condições do sangue: níveis de açúcar, anemia, entre outros dados.

O Screening é uma opção de rastreamento precoce de doenças. A intenção é detectar a doença antes de o paciente apresentar todos os sintomas e realizar o tratamento na fase inicial, diminuindo a possibilidade de a enfermidade se tornar mais agressiva.

Cada vez mais pessoas saudáveis realizam os exames de screening. Procure o seu médico e se informe!

As fases da análise laboratorial

Dividimos a realização de exames em 3 etapas:

IMG_9220

  • Fase pré-analítica: começa com o preparo correto do paciente e passa pela coleta, centrifugação, e conservação correta do material que será avaliado (sangue, fezes, urina, etc.);
  • Fase analítica: etapa de execução do teste. Devido aos avanços tecnológicos os exames são realizados através de aparelhos automatizados que garantem uma maior exatidão nos resultados;
  • Fase pós-analítica: é o processo de validação e liberação dos laudos. Encerra-se após o médico receber o resultado final e interpretá-lo.

NOTA: As condições pré-analíticas são as que mais podem interferir nas análises das amostras. O preparo adequado para o exame bem como o tempo de jejum, a pratica de atividade física, a ingestão de drogas, etc. têm impacto no resultado final. Em um aspecto mais amplo, considera-se a realização de cirurgias, transfusão de sangue. A coleta e o tratamento correto das amostras são de fundamental importância para um resultado confiável.

Algumas Orientações



 

 

Ainda tem dúvidas com relação ao preparo de seu exame?

Visite nossa página de Dúvidas Frequentes ou entre em contato.